Muitos projetistas de data warehouse iniciantes veem o warehouse como o repositório final de todos os dados da empresa. Eles farão declarações ingênuas, como "Toda a produção de relatórios da empresa será feita a partir do warehouse". Geralmente, essa não é uma estratégia viável. Conforme já mencionei, o warehouse é apenas um componente de uma estratégia de produção de relatórios empresarial, eu diria até um importante componente.
Outro motivo pelo qual é importante "posicionar" o warehouse na arquitetura de produção de relatórios corporativa é para proteger o projeto de uma construção grande demais. No desenvolvimento de sistemas, aumentos no tamanho aumentam o risco. Cada nova tabela, cada nova coluna, cada nova restrição, aumenta o volume de trabalho de desenvolvimento que deve ser estimado, agregado e executado. Eles também aumentam a possibilidade de que um objeto na arquitetura venha a falhar. Assim, posicionar o warehouse efetivamente é uma ferramenta para o gerenciamento de sua abrangência e para ajudar a garantir seu sucesso.
Dessa forma, recomendo que, ao projetar um warehouse, você faça uma declaração (uma espécie de missão do projeto), explícita quanto ao lugar que este sistema vai se encaixar no processo de produção de relatórios na sua organização. Essa declaração deve pormenorizar as regras que serão usadas para determinar quais dados serão armazenados e quais serão excluídos. Um exemplo de declaração: "O warehouse vai focalizar a entrega de dados em um formato agregado dos principais relatórios disponibilizados atualmente para a alta direção cujo seu acompanhamento e monitoramento é diário e possuem impacto financeiro."
Declarações como esta (talvez com um pouco mais de detalhes) proporcionam aos desenvolvedores de warehouse uma base para decidir o que será incluído e o que será excluído do warehouse. Essa declaração de posição do warehouse deve ser desenvolvida enquanto se estiver reunindo os requisitos da empresa e de usuário.
A comunidade de usuários deve indicar seu entendimento e concordar com a declaração de posição do warehouse. Isso não apenas os ajuda a entender o papel do warehouse, mas também proporciona a eles outra maneira de fazer planos para sua utilização.