O Essbase Studio 11 é a novidade da Oracle. Esta versão fornece aos usuários uma interface gráfica para desenvolver, implantar e manter cubos Essbase (OLAP) com base em uma ou mais fontes de dados. Antes do Oracle Essbase Studio 11 ser lançado, para se conseguir isso, era necessário uma combinação das seguintes ferramentas: Essbase Integration Services (EIS) e do Essbase Administration Services (EAS). Agora só o Essbase Studio basta para se construir um modelo multidimensional a partir de fontes de dados que variam a partir de tabelas de banco de dados relacional, exibições e arquivos simples para OBIEE e dimensões EPMA. Além disso, o Essbase Studio faz uso de várias interfaces 'wizard-driven', buscando tornar as operações mais fáceis para os usuários finais, desta forma a Oracle busca aumentar a adoção da ferramenta.
Os profissionais envolvidos com o desenvolvimento de soluções Business Intelligence e EPM deverão prestar especial atenção ao aparecimento do Essbase Studio, como a integração de cubos Essbase com as ferramentas do OBIEE.
No entanto, os exemplos que são incluídos com a aplicação são limitados e não tem muito a ver com o mundo real. Além disso, os exemplos disponíveis são pré-construídos e sem qualquer denotação. Estão disponíveis na aplicação sob a forma de construtores (step-by-step) de um modelo no Essbase Studio.
Estarei a partir de hoje, postando neste blog, vários artigos (na forma de um mini-tutorial), no intuito de esclarecer e demonstrar algumas das principais funcionalidades desta nesta nova versão que na minha opinião promete ser uma das melhores.
Essbase Studio - Criar uma fonte de dados
Uma fonte de dados pode ser um arquivo texto (.txt), um arquivo CSV (.csv), OBIEE, DRM, ou um banco de dados relacional. Neste nosso exemplo, vamos utilizar o demo que se encontra no banco de dados Oracle 'Regime AdvWorks' para construir uma fonte de dados.
Iniciando o Essbase Studio
Antes de iniciar o Essbase Studio, certifique-se que todos os serviços necessários estão iniciados. A maneira mais fácil de iniciar o Studio é a partir de um atalho (se disponível) na sua área de trabalho. No entanto, você pode usar a estrutura do programa pelo 'Iniciar >> Todos os Programas >> Oracle EPM System >> Essbase >> Essbase Studio >> Essbase Studio Console'.
Depois do Studio ser iniciado, todos os elementos de 'designer' são visíveis através do 'layout' de navegação da aplicação. Para este primeiro artigo especificamente, vamos nos concentrar na criação de uma fonte de dados. Irei expor os outros elementos do aplicativo nos próximos artigos.
HOW-TO: Criar fonte de dados (MiniSchema Start)
1- Selecione o item 'Data Source' a partir do menu 'File >> New'.
2- Na tela 'Connection Wizard' complete os campos com as seguintes informações:>> Connection Name = AdventureWorks
>> Data Source Type = Oracle
>> Server Name = localhost, ou o nome do servidor onde está o seu BD (Ex.: o nome da minha máquina é "binapratica")
>> User Name = AdvWorks
>> Password = Oracle1
>> SID = XE (ou, configure o TNSNAMES, que se conecta ao seu BD)
3- Teste a conexão e tenha a certeza de que está funcionando corretamente. Se por alguma razão o teste falhar, verifique se o 'username' e a 'password' foram digitadas corretamente. Se o problema estiver com o usuário 'AdvWorks', você pode criar um novo usuário com privilégios de leitura e usar este novo usuário aqui.
4- Clique Next.
5- Em 'Select Tables', selecione todos os objetos que deseja importar exceto : DimEmployee, DimReseller e DimSalesReason.
6- Clique Next.
7- Em 'Select minischema' escolha 'Create a new schema diagram'. O nome padrão aparece no campo, então não precisa alterá-lo.
8- Desmarque a opção 'Use Introspection to Detect Hierarchies'.
>> Esta opção ativa uma operação 'default wizard' para transformar todos os elementos de uma dimensão em hierarquias.
9- Clique Next.
10- Em 'Populate Minischema' certifique-se que todas as tabelas que estão em 'Available' (lado esquerdo) foram passados para 'Tables in Schema' (lado direito).
12- Clique OK em 'Data Source created successfully'.
Neste primeiro artigo aprendemos a iniciar o Essbase Studio e a criar uma fonte de dados. Além disso, criamos um mini-esquema com base na fonte de dados. Podemos observar neste artigo que esta nova versão 'Essbase Studio' é impulsionada por wizards (assistentes). Mostrei também que o 'assistente de conexão' nos possibilita ter controle sobre a forma como os elementos de modelagem serão construídos. Propusemo-nos a criar uma fonte de dados, e na segunda etapa do 'Assistente para conexão', depois de selecionar as tabelas, poderíamos ter simplesmente clicado no botão 'Finish' para concluir a criação da fonte de dados. Em vez disso, fomos para o passo 'Select Minischema' que poderia ter sido completamente omitido ou iniciado a partir de outro assistente no Studio em um momento posterior. Temos agora uma fonte de dados e um mini-esquema para trabalhar, mas isto fica para o próximo artigo.
Abraço a todos!