De vez em quando sou questionado por profissionais e alunos: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações?
E sempre me encontro em uma situação delicada para responder a este questionamento, porque é um assunto complexo, não dá para ser resumido em uma única linha. A sua complexidade é devido ao fato que atualmente a tecnologia aplicada com sucesso, pode ser vista por muitos como inovação. Mas nem sempre a tecnologia é garantia de sucesso para muitas organizações. É preciso ir além, é preciso integrar processos, pessoas, e principalmente entregar informação na hora certa.
A informação já é considerada o principal insumo e, em muitos casos, o principal produto das organizações. Quando bem gerenciada, ela se transforma em recurso estratégico: é fator de crescimento de lucros, de redução de custos operacionais, de otimização do processo decisório, de solução de problemas e de eliminação de barreiras de comunicação, entre outros benefícios trazidos para o desempenho organizacional. Com o aumento da complexidade e do dinamismo das organizações, estas passaram a depender de mecanismos mais eficazes de administração da informação, a fim de reduzir o quadro de incerteza em que suas decisões são tomadas e de melhorar o relacionamento com parceiros, clientes, fornecedores e agentes reguladores.
Gerenciar adequademente os recursos informacionais e seus fluxos na organização representa, hoje, uma necessidade cada vez maior em qualquer tipo de negócio. Para serem eficazes, as organizações precisam ter seus processos decisórios e operacionais alimentados com informações de qualidade, obtidas dentro de uma boa relação de custo-benefício e principalmente, conforme as necessidades do negócio. A simples ação de tornar as informações prontamente disponíveis para os vários colaboradores da empresa, pode melhorar de forma significativa os resultados por ela a serem obtidas. Algumas dezenas de vezes por dia, colaboradores dos mais diversos níveis hierárquicos, dentro da organização precisam resolver problemas, tomar decisões, controlar processos, compartilhar informações e relacionar-se com outras pessoas, e em todas essas situações o desempenho pode ser aperfeiçoado caso as informações apropriadas estejam presentes no momento oportuno. Compreender as formas pelas quais se pode otimizar o uso dos recursos informacionais e de TI representa, hoje, um aspecto fundamental para a melhoria do desempenho de qualquer organização.
Por esta razão, resolvi aproveitar este canal de comunicação para compartilhar com todos vocês, conceitos e ideias para melhorar a gestão da informação nas organizações, desta forma, ajudar na transformação da informação e da tecnologia da informação de mero recurso operacional em ativo estratégico para o negócio.
Estarei divulgando, em primeira mão, nas próximas semanas, uma série de publicações, que fazem parte do meu próximo livro (ainda sem título), sobre business intelligence e gestão da informação. Acompanhe aqui, o que eu denominei de: Série Gestão Estratégica da Informação.
Um grande abraço a todos!
No comments:
Post a Comment