Thursday, February 25, 2010

(E) Comece com os requisitos da empresa - não com a tecnologia

O que o deixou interessado em construir sistemas? Para muitos de nós,foi a paixão pela tecnologia. Gostamos de escrever sistemas elegantes, que apresentam belas figuras na tela de algum usuário injustiçado. Nossa resposta para praticamente todo problema é "construir um novo sistema".

Bem, infelizmente, o data warehouse não tem a ver com tecnologia. Ele tem a ver com resolução de problemas empresariais. Um segredo para o sucesso do data warehouse é começar focalizando as informações de que a empresa precisa para prosperar e não a tecnologia que vamos usar para entregar essas informações.

As tecnologias de consulta e navegação de dados são "bacanas" e os desenvolvedores tendem a querer mexer com elas. Na verdade, já vi projeto, onde a equipe passou os primeiros seis meses escolhendo a ferramenta de consulta e navegação de dados e depois aprendendo a utilizá-la. As estruturas de dados ficaram relegadas a segundo plano. Os gerentes e os usuários finais não são pessoas estúpidas. Eles podem e sabem identificar quando um progresso real está ocorrendo e quando não está. No final, os gerentes dessa empresa ficaram tão frustrados, que cancelaram o projeto inteiro. Posteriormente, ele foi reiniciado, mas com um novo gerente de projeto, que foi instruído a retirar a ênfase nas ferramentas.

É importante lembrar que a maior parte dos data warehouses corretamente projetados será acessada por uma variedade de tecnologias. Assim, focalizar qualquer tecnologia de consulta e navegação de dados pode desviar a concentração da equipe com relação à construção da flexibilidade necessária para o projeto inteiro.

Também lembre-se de que as tecnologias aparecem e desaparecem. O prato do dia pode ser Oracle Hyperion, mas amanhã, pode ser MicroStrategy. Independentemente do que um vendedor de soluções possa dizer, a peça estratégica real do data warehouse são os dados. É fundamental que as estruturas de dados reflitam precisamente as exigências da empresa e que elas contenham dados corretos e confiáveis. É só lembrar do ditado LE/LS ou "lixo que entra é igual ao lixo que sai". Faça todo o possível para proteger a integridade dos dados armazenados em seu data warehouse.

Há uma advertência. Determinadas ferramentas ou tecnologias de consulta e navegação de dados exigem típos específicos de estruturas de dados para funcionar. Sendo assim, recomendo que tais ferramentas sejam vistas como tecnologias de consulta com função restrita, em vez de uma solução com componentes integrados capaz de propiciar à empresa um ambiente de informação gerencial e estratégica robusta, confiável e escalável.

No comments:

Lastest Posts

(T) Using shared variables and key-value pairs