Pular para o conteúdo principal

(E) Como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações

De vez em quando sou questionado por profissionais e alunos: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações?

E sempre me encontro em uma situação delicada para responder a este questionamento, porque é um assunto complexo, não dá para ser resumido em uma única linha. A sua complexidade é devido ao fato que atualmente a tecnologia aplicada com sucesso, pode ser vista por muitos como inovação. Mas nem sempre a tecnologia é garantia de sucesso para muitas organizações. É preciso ir além, é preciso integrar processos, pessoas, e principalmente entregar informação na hora certa.

A informação já é considerada o principal insumo e, em muitos casos, o principal produto das organizações. Quando bem gerenciada, ela se transforma em recurso estratégico: é fator de crescimento de lucros, de redução de custos operacionais, de otimização do processo decisório, de solução de problemas e de eliminação de barreiras de comunicação, entre outros benefícios trazidos para o desempenho organizacional. Com o aumento da complexidade e do dinamismo das organizações, estas passaram a depender de mecanismos mais eficazes de administração da informação, a fim de reduzir o quadro de incerteza em que suas decisões são tomadas e de melhorar o relacionamento com parceiros, clientes, fornecedores e agentes reguladores.

Gerenciar adequademente os recursos informacionais e seus fluxos na organização representa, hoje, uma necessidade cada vez maior em qualquer tipo de negócio. Para serem eficazes, as organizações precisam ter seus processos decisórios e operacionais alimentados com informações de qualidade, obtidas dentro de uma boa relação de custo-benefício e principalmente, conforme as necessidades do negócio. A simples ação de tornar as informações prontamente disponíveis para os vários colaboradores da empresa, pode melhorar de forma significativa os resultados por ela a serem obtidas. Algumas dezenas de vezes por dia, colaboradores dos mais diversos níveis hierárquicos, dentro da organização precisam resolver problemas, tomar decisões, controlar processos, compartilhar informações e relacionar-se com outras pessoas, e em todas essas situações o desempenho pode ser aperfeiçoado caso as informações apropriadas estejam presentes no momento oportuno. Compreender as formas pelas quais se pode otimizar o uso dos recursos informacionais e de TI representa, hoje, um aspecto fundamental para a melhoria do desempenho de qualquer organização.

Por esta razão, resolvi aproveitar este canal de comunicação para compartilhar com todos vocês, conceitos e ideias para melhorar a gestão da informação nas organizações, desta forma, ajudar na transformação da informação e da tecnologia da informação de mero recurso operacional em ativo estratégico para o negócio.

Estarei divulgando, em primeira mão, nas próximas semanas, uma série de publicações, que fazem parte do meu próximo livro (ainda sem título), sobre business intelligence e gestão da informação. Acompanhe aqui, o que eu denominei de: Série Gestão Estratégica da Informação.

Um grande abraço a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(T) Como indexar uma tabela Fato - (Best Practice)

A base de qualquer projeto de bi é ter um bom dw/data mart. Podemos falar em modelagem star-schema durante dias, sem falar nas variações do snowflake, mas o objetivo principal deste artigo é apontar algumas negligências que tenho percebido no tratamento da tabela fato. Tabela esta que é o principal pilar da casa que reside um modelo star-schema.

Ouço muitas vezes os clientes reclamando do desempenho das consultas enviadas contra o seu dw/data mart, ou do tempo de resposta das análises solicitadas ao bi. Isto é realmente inaceitável, não só numa perspectiva de implantação do projeto, mas também de desempenho da entrega das informações.

Como eu mencionei anteriormente o meu objetivo neste artigo, é alertar sobre a importância da indexação da tabela fato: o que deveria ser, porque é necessário, porque chaves compostas são boas e más, e porque você deveria se preocupar com isso.

Então, vejamos:

|a| Indexação padrão (default):
De forma rápida, todas as colunas de chave estrangeira (FK) devem …

(A) Tucson Best Buy Analysis

“Data! Data! Data!” he cried impatiently.  “I can’t make bricks without clay.” —Arthur Conan Doyle
The Ascendance of Data

We live in a world that’s drowning in data. Websites track every user’s every click. Your smartphone is building up a record of your location and speed every second of every day. “Quantified selfers” wear pedometers-on-steroids that are ever recording their heart rates, movement habits, diet, and sleep patterns. Smart cars collect driving habits, smart homes collect living habits, and smart marketers collect purchasing habits. The Internet itself represents a huge graph of knowledge that contains (among other things) an enormous cross-referenced encyclopedia; domain-specific databases about movies, music, sports results, pinball machines, memes, and cocktails; and too many government statistics (some of them nearly true!) from too many governments to wrap your head around.
Buried in these data are answers to countless questions that no one’s ever thought to ask. In…