Thursday, July 24, 2014

(E) Revendo conceitos e quebrando paradigmas com o QlikView - Parte 3


Outra coisa que me chamou muita atenção nesta ferramenta é a possibilidade de aplicar uma metodologia Ágil no desenvolvimento de projetos de BI. Sabemos das etapas e dos processos que envolvem um projeto de BI e sempre se dicutiu muito sobre a possibilidade de se levar as boas práticas de uma metodologia ágil para projetos desta natureza. Mas, sempre se esbarra nos detalhes de operação das ferramentas. Vejamos:

Soluções tradicionais de BI que utilizam queries poderiam ser usadas para criar um aplicativo analítico que fornecesse uma experiência associativa para o usuário: isso quer dizer que o usuário poderia clicar em qualquer campo no modelo e também laçar dados em diagramas e gráficos, aplicando filtros instantaneamente tornando as associações dos dados visíveis.

Porém, seria necessária uma quantidade incrível de tempo e recursos para codificar manualmente todas as associações necessárias para que o usuário pudesse realmente fazer e responder suas próprias perguntas, sem recorrer à TI para novas consultas ou novas visualizações dos dados. Queries demandam muita mão-de-obra e podem se tornar ineficientes, além de que manter as associações manualmente seria um pesadelo. Se um usuário quisesse adicionar uma nova fonte de dados, por exemplo, para se aprofundar mais em um aspecto dos negócios, o desenvolvedor precisaria voltar e codificar todas as associações à mão novamente.

Com o QlikView, todas as associações entre os dados são realizadas automaticamente. Nem os usuários, nem os desenvolvedores precisam gerenciar as associações. Consequentemente, os clientes do QlikView podem passar rapidamente da criação de protótipos à implementação e ao refinamento.
 
As plataformas de Business Discovery são ideais para a exploração e a análise. O BI tradicional é adequada a outros tipos de uso. Segundo o Gartner as plataformas tradicionais de BI são adequadas para relatórios e painéis de indicadores chave de desempenho (KPI). Além disso, as soluções tradicionais de BI são ótimas para situações em que há uma abordagem de cima para baixo, com camadas semânticas modeladas pela TI e nas quais os usuários podem obter aquilo de que precisam consultando repositórios existentes. Outro ponto interessante e recomendado pelo Gartner é que as organizações de TI retornem da busca obstinada de padronização com um único fornecedor para uma abordagem de portfólio mais pragmática, incluindo data discovery e o BI tradicional.



A plataforma de Business Discovery QlikView, consiste em uma forma inteiramente nova de realizar BI. Trata-se de ajudar as pessoas a compartilhar conhecimento e análises entre indivíduos, grupos e organizações. Ele fornece informações e análises focadas precisamente nos problemas de negócio que as pessoas estão tentando resolver.

O QlikView proporciona uma experiência ao usuário que funciona da mesma forma que a mente: de maneira associativa, com uma tecnologia altamente diferenciada no mercado e com um modelo de adoção pelo cliente que é incomum para software empresarial. Da mesma forma que a Salesforce.com fez com o CRM, o Google fez com a pesquisa e a Apple fez com os tablets, a Qlik está transformando o mercado com uma tecnologia altamente sofisticada nos bastidores, mas que proporciona uma experiência intuitiva e divertida para os usuários.

Experimente o QlikView você mesmo? Visite www.qlikview.com.

Referências:

Gartner: Business Users Are Choosing BI Tools”

No comments:

Lastest Posts

(T) Using shared variables and key-value pairs