Sunday, April 25, 2010

(O) Métodos de integração entre o PowerCenter e o SAP BW

Hoje vou falar sobre a integração de dados entre o PowerCenter uma poderosa ferramenta de integração de dados da Informatica e o SAP BW, ferramenta OLAP para a construção de cubos da SAP a partir de dados do SAP/R3.

Esta integração de dados pode se dá em dois momentos:
Extração de dados a partir do BW.
Importação de dados para dentro do BW.

A integração com o BW se dá através de InfoCubos e InfoSources. Um InfoCubo é um cubo virtual criado a partir de um ou mais InfoSources. Um InfoSource é uma coleção de dados que pode pertencer a um ou mais cubos.

1- Extração de dados BW

É possível extrair dados do BW e usá-lo como um source em uma session no PowerCenter através do BW Open Hub Service (OHS). Open Hub Service é um framework SAP para extração de dados. OHS usa dados de múltiplos data sources BW, incluindo InfoSources e InfoCubos. O OHS framework inclui também programas InfoSpoke, que extrai dados do BW e escreve a sua saída para tabelas (transparentes) do SAP.


A comunicação do 'PowerCenter SAP BW Service' com o BW é feita via RFC e inicia workflows dentro do PowerCenter que extrai dados do BW. Você configura o SAP BW Service no 'PowerCenter Administration Console'.

Figure 1- representação de como é a integração do PowerCenter e o BW na extração de dados.

2- Importação de dados para o BW

Você pode usar o BAPI (Business Application Program Interface), como método para unir componentes para dentro do Business Framework, para trocar metadados com o BW. Além disso, você também pode usar BAPIs para carregar dados para dentro do BW a partir de aplicações externas.


Na verdade você importa para dentro do Designer 'target definitions' BW e usa este target em um mapping para carregar dados para dentro do BW. Durante o processo de workflow do PowerCenter, o 'Integration Services' usa um método de transferência para carregar os dados para dentro das estruturas de transferência do BW.

Estes métodos de transferência são configurados no BW para especificar como carregar os dados para dentro de uma estrutura de transferência do BW. No BW, os dados podem ser movidos de uma estrutura de transferência para InfoCubos e InfoSources através de estruturas de comunicação. Ou seja, para mover dados para uma estrutura de comunicação ele usa regras de transferência e para mover dados a partir destas estruturas de comunicação para InfoCubos e InfoSources ele usa regras de update.

Figure 2-mostra como é a integração do PowerCenter com o BW para carga de dados.


Para executar uma session no PowerCenter, você precisa configurar um InfoPackage no BW. Um InfoPackage especifica os agendamentos de workflows do BW e as solicitações de dados do PowerCenter.



No comments:

Lastest Posts

(T) Using shared variables and key-value pairs