Pular para o conteúdo principal

(O) Métodos de integração entre o PowerCenter e o SAP BW

Hoje vou falar sobre a integração de dados entre o PowerCenter uma poderosa ferramenta de integração de dados da Informatica e o SAP BW, ferramenta OLAP para a construção de cubos da SAP a partir de dados do SAP/R3.

Esta integração de dados pode se dá em dois momentos:
Extração de dados a partir do BW.
Importação de dados para dentro do BW.

A integração com o BW se dá através de InfoCubos e InfoSources. Um InfoCubo é um cubo virtual criado a partir de um ou mais InfoSources. Um InfoSource é uma coleção de dados que pode pertencer a um ou mais cubos.

1- Extração de dados BW

É possível extrair dados do BW e usá-lo como um source em uma session no PowerCenter através do BW Open Hub Service (OHS). Open Hub Service é um framework SAP para extração de dados. OHS usa dados de múltiplos data sources BW, incluindo InfoSources e InfoCubos. O OHS framework inclui também programas InfoSpoke, que extrai dados do BW e escreve a sua saída para tabelas (transparentes) do SAP.


A comunicação do 'PowerCenter SAP BW Service' com o BW é feita via RFC e inicia workflows dentro do PowerCenter que extrai dados do BW. Você configura o SAP BW Service no 'PowerCenter Administration Console'.

Figure 1- representação de como é a integração do PowerCenter e o BW na extração de dados.

2- Importação de dados para o BW

Você pode usar o BAPI (Business Application Program Interface), como método para unir componentes para dentro do Business Framework, para trocar metadados com o BW. Além disso, você também pode usar BAPIs para carregar dados para dentro do BW a partir de aplicações externas.


Na verdade você importa para dentro do Designer 'target definitions' BW e usa este target em um mapping para carregar dados para dentro do BW. Durante o processo de workflow do PowerCenter, o 'Integration Services' usa um método de transferência para carregar os dados para dentro das estruturas de transferência do BW.

Estes métodos de transferência são configurados no BW para especificar como carregar os dados para dentro de uma estrutura de transferência do BW. No BW, os dados podem ser movidos de uma estrutura de transferência para InfoCubos e InfoSources através de estruturas de comunicação. Ou seja, para mover dados para uma estrutura de comunicação ele usa regras de transferência e para mover dados a partir destas estruturas de comunicação para InfoCubos e InfoSources ele usa regras de update.

Figure 2-mostra como é a integração do PowerCenter com o BW para carga de dados.


Para executar uma session no PowerCenter, você precisa configurar um InfoPackage no BW. Um InfoPackage especifica os agendamentos de workflows do BW e as solicitações de dados do PowerCenter.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(T) Como indexar uma tabela Fato - (Best Practice)

A base de qualquer projeto de bi é ter um bom dw/data mart. Podemos falar em modelagem star-schema durante dias, sem falar nas variações do snowflake, mas o objetivo principal deste artigo é apontar algumas negligências que tenho percebido no tratamento da tabela fato. Tabela esta que é o principal pilar da casa que reside um modelo star-schema.

Ouço muitas vezes os clientes reclamando do desempenho das consultas enviadas contra o seu dw/data mart, ou do tempo de resposta das análises solicitadas ao bi. Isto é realmente inaceitável, não só numa perspectiva de implantação do projeto, mas também de desempenho da entrega das informações.

Como eu mencionei anteriormente o meu objetivo neste artigo, é alertar sobre a importância da indexação da tabela fato: o que deveria ser, porque é necessário, porque chaves compostas são boas e más, e porque você deveria se preocupar com isso.

Então, vejamos:

|a| Indexação padrão (default):
De forma rápida, todas as colunas de chave estrangeira (FK) devem …

(A) Data Science in Practice with Python - Sample 2

In this post I'll explain what is a recommender system, how work it and show you some code examples. In my previous post I did a quick introduction:

Sample 2 - Recommender System

WHAT IS A RECOMMENDER SYSTEM? A model that filters information to present users with a curated subset of options they’re likely to find appealing.
HOW DOES IT WORK? Generally via a collaborative approach (considering user’s previous behavior) or content based approach (based on discrete assigned characteristics).

Now I'll get into in some concepts very important about recommender systems.

Recommender System in Details:

We can say that the goal of a recommender system is to make product or service recommendations to people. Of course, these recommendations should be for products or services they’re more likely to want buy or consume.

Recommender systems are active information filtering systems which personalize the information coming to a user based on his interests, relevance of the information etc.…

(T) Verificando a consistência de um repositório ou um Business Model no Oracle BI