Sunday, April 25, 2010

(O) Populando um BW Data Warehouse

Existem algumas diferenças entre usar o PowerCenter para carregar dados para dentro do BW versus usar o PowerCenter para carregar dados para dentro de um DW construído sobre um SGBD. Estas diferenças incluem:

Formas de comunicação-> BW deve requisitar dados de um sistema fonte antes do sistema fonte poder enviar dados para o BW. Para o BW obter os dados do PowerCenter, o PowerCenter deve primeiro ser registrado com o BW usando o protocolo SAP RFC (Remote Function Call). Além disso, o PowerCenter usa o SAP BW Service para se registrar com o BW. Na verdade você configura o SAP BW Service no PowerCenter Administration Console.

A interface nativa para carga de dados para o BW é BAPIs-> esta é uma aplicação API publicada e suportada pelo SAP.
O Integration Service usa o BAPIs para realizar verificação de metadados e carga de dados para dentro do BW.

Os programas de comunicação com o BW usa o arquivo padrão do SAP saprfc.ini para se comunicar com o BW-> este arquivo é similar ao 'tnsnames' no Oracle. Ele contém o tipo de conexão e os parâmetros específicos requeridos para se conectar ao BW. Dois tipos de entrada são requeridos para o PowerCenter. O SAP BW Service usa um tipo de entrada 'R' no arquivo saprfc.ini para se registrar como um servidor RFC com o BW e receber solicitações para executar workflows. O Designer usa um tipo de entrada 'A' no arquivo saprfc.ini. Como um cliente RFC, o Designer importa os metadados do BW para as estruturas de transferência target.

BW requer que você defina os metadados complementares no BW Administrator Workbench-> criar e ativar componentes no BW. Sistemas externos, como o PowerCenter não pode criar estruturas no BW. Deste modo, a função de gerar e executar no Designer não se aplica aos targets BW. Logo, para carregar dados para dentro de um target BW, você precisa importar os 'target definition' para dentro do Designer. O mapping do PowerCenter usa este target para representar uma estrutura de transferência quando carregar os dados para dentro do BW.

Controlar todos os agendamentos-> quando você configura uma session no PowerCenter para carregar dados para dentro do BW, o agendamento de execução do workflow é 'on demand'. Você pode controlar os agendamentos criando um InfoPackage no BW que faça referência a esta session no PowerCenter. O BW então chama o workflow no PowerCenter quando o InfoPackage é agendado para ser executado no BW.

O PowerCenter só pode ser usado para inserir dados no BW-> você não pode fazer 'update' ou 'delete' de dados.

Passos para carregar dados para dentro do BW

1.Criar os componentes BW-> criar e ativar um InfoSource no BW.

2.Criar mappings->importar o InfoSource para dentro do repositório PowerCenter e construir um mapping usando o InfoSource como um target.

3.Carregar dados->criar uma session no processo de workflow do PowerCenter e um InfoPackage no BW e depois encadear todo este processo no BW.

No comments:

Lastest Posts

(T) Using shared variables and key-value pairs