Pular para o conteúdo principal

A informação como um recurso estratégico

Para entender o valor que um processo bem definido de gerenciamento da informação pode trazer para a empresa, é preciso primeiro entender que a informação é um recurso estratégico tão importante quanto o capital e o trabalho. A informação e a tecnologia da informação são também recursos a serem desenvolvidos juntamente com o capital, mão-de-obra e outros recursos envolvidos na definição, execução, controle e ação de uma estratégia.

Apesar de todo o investimento em dinheiro e tempo gastos na elaboração de estratégias, a maioria das empresas acaba produzindo estratégias extremamente semelhantes. Todas estão interessadas em alta qualidade, produtos de baixo custo para atender ou exceder as exigências dos clientes, e todas reconhecem a atração reduzida de uma concorrência baseada exclusivamente em preço, e, assim, a maioria das empresas se esforçam para obter valor adicional para justificar preços e margens mais elevados.

Até certo ponto, o papel da informação na estratégia de uma organização, independente do seu estágio (definição, execução, controle e ação), é simplesmente uma questão de perspectiva. Para entender o que estou querendo dizer, vamos imaginar uma instituição de crédito ao consumidor 'XYZ'. Podemos considerar esta empresa como sendo um intermediário financeiro, e sua estratégia deveria preocupar-se com questões de financiamento de curto, médio e longo prazo, tipos de empréstimos e assim por diante. Desse ponto de vista a informação é um subproduto do fluxo de capital dos mercados para os consumidores. O que a empresa não possui nesse caso é um reconhecimento explícito dos componentes da informação sobre o seu empreendimento. Por outro lado, se a empresa se preocupa com a informação, o enfoque principal passa a ser a disponibilidade de informação, vantagem comparativa que a informação da empresa oferece em relação à concorrência e capacidade de seus profissionais que serão necessárias para tirar proveito dessa informação. Nessa perspectiva, o fluxo de capital torna-se um subproduto do fluxo de informação. Cabe ressaltar aqui que a informação não se deprecia da mesma forma que os bens de capital. Em algumas circunstâncias o valor da informação é eterno: ela será tão valiosa amanhã quanto hoje. Em outras circunstâncias, o valor de alguns tipos de informação pode cair a zero quase que instantaneamente quando determinados eventos ocorrerem. A expressão "Tão inútil quanto as notícias de ontem" tem nesse contexto um significado real.

Muitas empresas ainda não consideram absolutamente a informação como um recurso estratégico. E um número cada vez maior considera a informação como um recurso relevante apenas no controle das estratégias para medir o desempenho da organização em relação ao que foi planejado. No entanto, é necessário que as empresas percebam o valor que a informação pode adicionar às estratégias desde o início e comecem a elevar ao mesmo nível de outros recursos vitais. Para isso é necessário buscar através de um processo de gerenciamento da informação as facilidades para a criação, coleta, sumarização, acesso e reporte das informações necessárias para suportar as estratégias da empresa.

Em meu próximo artigo falarei dos benefícios de uma iniciativa de gerenciamento da informação e apresentar sugestões para aperfeiçoar a coleta de dados e o uso da informação em toda a organização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(A) Data Science in Practice with Python

The top trending in Twitter or other social network is the term “data science”. But ...
What’s the data science? How do real companies use data science to make products, services and operations better? How does it work? What does the data science lifecycle look like?  This is the buzzword at the moment. A lot of people ask me about it. Are many questions. I’ll try answer all of these questions through of some samples.

Sample 1 - Regression

WHAT IS A REGRESSION? This is the better definition what I found [Source: Wikipedia] - Regression analysis is widely used for prediction and forecasting, where its use has substantial overlap with the field of machine learning.
HOW DOES IT WORK? Regression analysis is also used to understand which among the independent variables are related to the dependent variable, and to explore the forms of these relationships. In restricted circumstances, regression analysis can be used to infer causal relationships between the independent and dependent variable…

(A) Tucson Best Buy Analysis

“Data! Data! Data!” he cried impatiently.  “I can’t make bricks without clay.” —Arthur Conan Doyle
The Ascendance of Data

We live in a world that’s drowning in data. Websites track every user’s every click. Your smartphone is building up a record of your location and speed every second of every day. “Quantified selfers” wear pedometers-on-steroids that are ever recording their heart rates, movement habits, diet, and sleep patterns. Smart cars collect driving habits, smart homes collect living habits, and smart marketers collect purchasing habits. The Internet itself represents a huge graph of knowledge that contains (among other things) an enormous cross-referenced encyclopedia; domain-specific databases about movies, music, sports results, pinball machines, memes, and cocktails; and too many government statistics (some of them nearly true!) from too many governments to wrap your head around.
Buried in these data are answers to countless questions that no one’s ever thought to ask. In…

(A) Data Science in Practice with Python - Sample 2

In this post I'll explain what is a recommender system, how work it and show you some code examples. In my previous post I did a quick introduction:

Sample 2 - Recommender System

WHAT IS A RECOMMENDER SYSTEM? A model that filters information to present users with a curated subset of options they’re likely to find appealing.
HOW DOES IT WORK? Generally via a collaborative approach (considering user’s previous behavior) or content based approach (based on discrete assigned characteristics).

Now I'll get into in some concepts very important about recommender systems.

Recommender System in Details:

We can say that the goal of a recommender system is to make product or service recommendations to people. Of course, these recommendations should be for products or services they’re more likely to want buy or consume.

Recommender systems are active information filtering systems which personalize the information coming to a user based on his interests, relevance of the information etc.…